Pular para o conteúdo principal

Teatro de Arena do Guará recebe Festival Internacional de Reggae


No próximo domingo, 12 de maio, a partir das 16h, o Sindicato do Reggae em parceria com a THT evento.s promove no Teatro de Arena do Guará, mais uma edição do Festival Internacional do Sindicato do Reggae com a participação do astro internacional Michell Bruning e das bandas Jah Live, Alíena 11 e Raízes do Cerrado,  do Sound System Batidão Sonoro S/A e do rapper Japão do Viela 17.


O holandês Michell Buning ficou conhecido em todo mundo ao partiicipar do The Voice do seu pasís e impressionou pela similaridade da voz com o cantor Jamaicano Bob Marley, acompanhado da banda Jah Live, cantará, em homenagem ao Guará, os maiores sucessos do rei do reggae.

Jah Live



A Banda teve início em 1998, quando jovens amigos do Guará, descobriram partilhar o mesmo sonho. A vontade de fazer e tocar o verdadeiro Reggae Roots pelo Brasil afora foi o combustível. Jah Live conserva as características do verdadeiro Reggae Raiz Jamaicano ao mesmo tempo em que inova trazendo diferentes influências musicais.

A novidade na performance da Banda não diz respeito apenas à parte musical, mas à dinâmica no palco, aos elementos de expressão corporal, ao figurino diferenciado e, claro, às mensagens trazidas nas letras.

Compostas por seus integrantes, as músicas marcam a memória falando de amor, paz, união, amizade, preservação da natureza, entre outros temas tão necessários aos tempos atuais.

Alínea 11, Os Leões do Cerrado


A banda brasiliense foi formada em 1997 por um grupo de amigos bancários, amantes da noite e apaixonados por música. Deste meio, além das noções de política e cidadania, o grupo também retirou o nome da Banda, que significa, na linguagem técnica: Cheque sem Fundos (Alínea E, motivo 11 - cheque devolvido por insuficiente provisão de fundos).

Com estilo próprio e sempre com altíssimo astral, a banda Alínea 11 vem trilhando o mesmo caminho de bandas brasilienses consagradas nacionalmente . Daniel Cruz na guitarra solo, Beto Roots no baixo, Ronaldão na Bateria, Lucas Vaz nos teclados, , Alessandro no sax e Edilson Araújo no vocal Principal, a banda montou sua formaçãocom um time de primeira linha da música do cerrado.

Batidão Sonoro S/A


É um coletivo de produtores, MC’s e DJ’s formado em meados de 2004, em Brasília, com o intuito de expandir a mistura de sons originais da Jamaica como o Ragga, Dub e o Hip Hop. Explorando a fusão de sons de outros artistas com fórmulas próprias.

Além do destaque como dj’s, o grupo surge com um show bem aceito pelo publico com produções e composições próprias que valorizam a cultura brasileira e sound sytem.

Sindicato a gênesis do reggae no DF


No final da década de 70 um grupo de amigos, moradores do Guará, que se reuniam para escutar e dançar nas festas da juventude o ritmo jamaicano que explodia para o mundo, com as músicas de Bob Marley, decidiram fundar o Sindicato do Reggae com o objetivo de propagar a mensagem de paz, difundir o ritmo e a filosofia de vida rastafari.

No início havia uma dificuldade muito grande de encontrar as músicas e bibliografias de reggae no comércio local forçando o grupo a importar vinis, vídeos e livros sobre reggae no eixo Rio-São Paulo ou até mesmo em outros países.


Para divulgar o ritmo e compartilhar o material adquirido o grupo começou a realizar lazeres nas praças e festivais com grandes nomes do reggae nacional e jamaicano e tocando o reggae nas festinhas da cidade.


Desse intercambio e do trabalho de difusão da música e da mensagem rastafari o ritmo jamaicano começou a ser popularizado no Distrito Federal e dezenas de bandas começaram aparecer, no cenário candango, embalados pelo sucesso de “Um Telefone É Muito Pouco”, de Renato Matos, transformando o Guará na “Capital do Reggae no DF”.

O Sindicato então passou a ser uma referência nacional do reggae no distrito Federal, reconhecido pelo governo da Jamaica.




Atualmente o acervo adquirido durante esses 40 anos, com recursos próprios, fica aberto a visitação pública, em sua sede no Guará II, bastando apenas combinar com os responsáveis a visitação.

No Sindicato além da visita ao maior acervo físico do reggae no Brasil os visitantes podem ter a oportunidade de conhecer melhor grandes astros do reggae internacional e nacional, quando vem ao Distrito Federal.

Já passaram pelo Sindicato Julian Marley, Gladiators, Israel Vibration, Cedric Miton, The Wailers, entre outros.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Parque do Guará celebra legado de Ezequias Heringer

Nesta sexta-feira (5/4), o Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará II, foi o cenário de uma homenagem especial em comemoração ao 119º aniversário de Ezechias Heringer, pioneiro nos estudos sobre a flora do Distrito Federal e figura fundamental para a conservação ambiental da região. O evento, que contou com a presença da filha de Heringer, Quélvia Heringer, autoridades do governo e da comunidade local, foi marcado por diversas atividades significativas. Quélvia Heringer de Almeida, filha de Ezechias Heringer, enfatizou a importância de preservar a memória e os estudos desenvolvidos por seu pai: “É importante que as gerações presentes e futuras conheçam a história do meu pai em favor da proteção do bioma e dos estudos desenvolvido por ele. Por isso, é com muita alegria, que nossa família está aqui presente neste tributo.” Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente, que ficou conhecido, na década de 90, por ter sofrido um atentado ao defender esse parque ecológico da aç