Pular para o conteúdo principal

O GUARÁ MERECE RESPEITO


Na última sexta-feira (3/1), segundo dia útil do ano, período de recesso e de férias escolares no Distrito Federal, onde boa parte da população está viajando ou retornando para suas cidades, cerca de 40 pessoas entre lideranças, prefeitos comunitários, jornalistas, artistas, produtores culturais, moradores e representantes do setor produtivo se reuniram em uma "Assembléia Popular", na Praça da QE 32,  para debater o abandono e o modelo atual de apadrinhamento político do Guará.

O ponto central do debate girou em torno do apadrinhamento do Guará e o aparelhamento da Administração pela Igreja Sara Nossa Terra, onde o vice-presidente da Câmara Distrital e pastor Rodrigo Delmasso, que se intitula "padrinho da cidade", congrega e é o seu representante no parlamento distrital; a demora na resolução das demandas da comunidade; principalmente os serviços executados a meia-boca ou negados pela Administração; e a constante falta de diálogo da autoridade maior da cidade com a população.

O evento apartidário e comunitário foi organizado pelo Movimento "O Guará Merece Respeito", que é integrado por lideranças comunitárias, empresários, artistas e produtores culturais, moradores e jornalistas da cidade, que comemoram o resultado da reunião, já que o evento começou a ser divulgado a apenas 24 horas antes da sua realização, superando a expectativa dos seus organizadores.


Para o jornalista, ex-prefeito da QE40, produtor cultural e DJ Henrique Machado o evento superou todas as expectativas. "Esperávamos bem menos participantes, já que estamos em período de férias escolares e recesso, boa parte da população ainda não está na cidade ou está saindo de férias, e acima de tudo pela pauta da reunião. As pessoas estão descrentes das instituições e de suas representatividades e você levar cerca de 40 pessoas para uma praça, em plena noite de sexta-feira, para discutir políticas públicas para o Guará foi uma grande vitória. Mesmo com a mídia estar focando no baixo quorum vale destacar o qualitativo da representatividade dos presentes. O parlamentar não representa o Guará ele representa a Sara Nossa Terra." assinalou.

De acordo com o Consultor Empresarial José Augusto o Movimento não está contra ninguém e sim a favor do Guará e do seu desenvolvimento voltado especialmente para os guaraenses. "Não adianta agora o Parlamentar correr atrás de executar pequenas obras no Guará com a nítida intenção de jogar para a torcida e tentar calar a voz de quem lhe opõe. Queremos o desaparelhamento, o fim do fisiologismo e do loteamento de cargos no sistema de governança da cidade. Queremos que aplique-se o princípio da laicidade, o estado é laico...!!!. A sociedade civil organizada é mais poderosa que qualquer parlamentar e vamos nos organizar para buscar junto ao poder público o que precisamos para desenvolver o nosso Guará. Sem viés ideológico religioso ou político partidário.", ressaltou.

Segundo um dos líderes do "Guará Merece Respeito" o líder comunitário e representante do "Movimento Guará Independente" Anderson Fabrício foi o primeiro passo para um grande jornada a ser feita e que trarão bons reultados. "Os anseios da sociedade serão ouvidos e cobrados, chega de parlamentar achar que aqui é seu feudo, o Guará vai mostrar a todos que comunidade unida tem força sim", destacou.

O radialista e publicitário Alexandre Trovão, editor do Portal Guará News, a adesão de moradores virá com a seriedade do Movimento em buscar as soluções. Este é o interesse maior destas ações. " A questão de temas a serem relacionados está com a conclusão da participação de um número maior de pessoas preocupadas em solucionar os problemas. Sempre teremos demandas sociais. O GDF tem que melhorar o atendimento em vários pontos como a saúde, a sinalização e organização no sistema de mobilidade em setores específicos da cidade, apoio a creches e centros de acolhimento a idosos, ações pontuais na segurança pública, recuperação de praças e ruas, fiscalização a focos de proliferação de mosquitos da dengue, vagas e matrículas nas escolas públicas, iluminação pública nos locais que cresce a marginalidade e que os moradores frequentam com seus filhos e família, conscientização sócio ambiental, levar cultura e entretenimento a locais que falta chegar este tipo de ação, enfim, terá sempre o que se trabalhar para melhorar e resolver estes assuntos.", frisou.

Já o Advogado e morador da QE30 Leonardo Rangel na oportunidade falamos da falta de gestão da administração, mas precisamos pontuar em principal o que é gestão e como queremos o modelo dentro da cidade. "Me posiciono contra o apadrinhamento pois ficarmos presos a
alguns investimentos de outros deputados. Lembro quando existia os prefeitos de quadra, um belo exemplo de gestão eficiente a comunidade e havia resultado imediato com participação popular.", salientou.

O movimento  "Guará Merece Respeito" realizará as "Assembléias Populares" em todas as quadras e setores da cidade e ao final será formatado um documento que será entregue ao governador Ibaneis Rocha, por uma Comissão formada por moradores, comerciantes e Lideranças comunitárias, acompanhado de um abaixo assinado da população da cidade referendando o documento a ser apresentado. A próxima Assembléia está marcada para a próxima quarta-feira, 08 de janeiro de 2020, na Praça da QI 11, ao lado da Rádio Guará FM, com o objetivo de dar prosseguimento as discussões dos problemas da cidade diretamente com a comunidade.




Imagens: Joel Alves, Alexandre Trovão e José Augusto


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Parque do Guará celebra legado de Ezequias Heringer

Nesta sexta-feira (5/4), o Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará II, foi o cenário de uma homenagem especial em comemoração ao 119º aniversário de Ezechias Heringer, pioneiro nos estudos sobre a flora do Distrito Federal e figura fundamental para a conservação ambiental da região. O evento, que contou com a presença da filha de Heringer, Quélvia Heringer, autoridades do governo e da comunidade local, foi marcado por diversas atividades significativas. Quélvia Heringer de Almeida, filha de Ezechias Heringer, enfatizou a importância de preservar a memória e os estudos desenvolvidos por seu pai: “É importante que as gerações presentes e futuras conheçam a história do meu pai em favor da proteção do bioma e dos estudos desenvolvido por ele. Por isso, é com muita alegria, que nossa família está aqui presente neste tributo.” Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente, que ficou conhecido, na década de 90, por ter sofrido um atentado ao defender esse parque ecológico da aç