Pular para o conteúdo principal

Eleição Conselho de Cultura do Guará: Nilva Souza, poeta e editora independente, produtora e gestora cultural, psicanalista, orientadora educacional e influencer digital

Nilva de Souza Cabral Lopes, goiana, natural de Jaraguá, na infância morou em Anápolis, Desde 2000 reside no Guará II na QE 40 Área Especial 04, lotes G–H, Bloco A, Apto. 702, Residencial Olympique. É micro empresária local, WL Serviços e Comunicação Visual, desde 2004, empresa no Polo de Modas, no Guará II. Nasceu em 1971, poetisa, casada, mãe de dois filhos. Além de empresária, é psicanalista, formada em Orientação Educacional e pós-graduada em Gestão de Pessoas e Saúde Mental.

Ocupante da cadeira 61 da Academia de Letra e Música do Brasil (ALMUB) publicou os Livros: Nus do Invisível (Poesia, 2017, Edição independente), O Céu é o Cerrado (Poesia, 2018, Editora Lima e Félix) e O voo da Borboleta que não voava (infantil, 2019 edição independente). Além dos ebooks O Coração quer algo mais (2015. Erótico), e Daí? (livro digital, 2020).

Atualmente está a frente do projeto Artistas Dizem não à Violência Doméstica, recebendo vídeos de artistas de diversos lugares, inclusive do exterior, para alertar sobre a necessidade desse olhar para a vida de mulheres vítimas de violência doméstica. 

Nilva Souza realiza lives de entrevistas literárias – DESNUDANDO O(A) ESCRITOR(A), toda quinta Feira, Uma conversa descontraída com escritores de Brasília, com o intuito de manter a conexão literária nessa quarentena, em tempos de pandemia, fomentar a cultura, promover artistas e escritores.

Promove lives de Saraus Virtuais com a participação de várias autores de Brasília e outros que acompanham no instagram  @sintaminhapoesia. Faz Saraus virtuais com vídeos editados de vários poetas recitando e publica nas redes sociais e pelo Whatts App na busca de divulgar os poetas e levar poesia para as pessoas que estão em casa nesse momento. Participou do Sarau uniVERSO Feminino – Youtube, promovido pelo Sesc DF, Julho, 2020.

Tem vários vídeos publicados nas redes sociais, facebook, instagram, youtube, recitando poemas. Coordenou saraus com várias temáticas no Coletivo Celeiro Literário Brasiliense (2019/2020) e o grande Sarau Poético Musical #nãoaofeminicidio eEm Fevereiro de 2020 no Teatro dos Bancários ( DF), onde foi curadora da Exposição de poemas não aofeminicidio no Teatro dos Bancários na noite do sarau.

Publicou um e-book com poemas contra o feminicídio de 44 poetas que escreveram poemas para o Sarau Não ao feminicídioe-book: Vozes Poéticas #naoaofeminicidio. Disponível em plataforma digital e PDF para envio por e-mails e whatsapp. Curadora da Exposição Translúcida na biblioteca no Fórum do Trabalho do DF – Poemas de 30 poetas brasilienses nas vidraças.

Coordenou o Segundo Sarau Poético Musical #nãoaofeminicidio que ocorreria em março 2020 no Complexo Cultural de Samambaia com exposição de obras de Arte, peças artesanais, oficina de arterapia.(devido à pandemia foi cancelado).

Coordena e Participa com o coletivo do Celeiro Literário brasiliense de saraus pelas escolas públicas e particulares do DF e entornos. 2017 - 2020. Expôs livros para vendas em Faculdades com Varal de Poesia e Saraus. 2019, com outros poetas.

Coordenou e organizou o Livro Colheita IV, 2019 e realiza oficinas de Poesia Livre em escolas. 2019/2020. Coordena e participa de Saraus em feiras literárias, cafés. 2017-2020. Coordena no momento e organiza o Livro Colheita V, 2020. Participou do projeto Poesia no Céu de Brasília na Bienal do Livro e do Calendário Poesia Nua, que se tornou uma antologia erótica, no livro foi publicado cinco de seus poemas eróticos, em 2016.

Teve poemas selecionados no Concurso Literário “Poesias sem Fronteiras” e publicados no livro Antologia“Poesias sem Fronteiras”, 2016.  Tem poesias e contos publicados em vários livros pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, em 2015 e 2016. 

Participou de um Concurso Nacional literário e teve poema selecionado e publicado no Livro Antologia Poética, Prêmio CNNP 2015, com 250 outros autores.

Recitou poesias nas rádios Esplanada (Sarau radiofônico, 2017), Federal de Brasília, no programa Ipê Brasília, 2017, da Academia Cruzeirense, 2020, na Imaculada, 2020 e na Rádio Nacional, 2020.

Criadora do Projeto Brasília Florida de Poesia que consiste em ações poéticas em parques e trilhas de caminhadas, onde pendura poesias nas árvores para as pessoas que passam ou caminham.

Propostas

  • Políticas públicas Culturais para PROMOVER MULHERES (artistas, escritoras, poetas, musicistas, dançarinas, influenciadoras digitais outras...) que residem no Guará; 
  • Incentivar oficinas literárias a leitura, escrita, palestras literárias abordando temas como, bons relacionamentos interpessoais e familiares utilizando da literatura como meio de  prevenção `a violência doméstica na comunidade (em escolas, praças, creches...); 
  • Simultaneamente promovendo o artista local e contribuindo para uma comunidade de convivência mais saudável, a partir da reflexão literária com adolescentes, onde a raiz deve ser tratada. Tratar do assunto por meio da poesia, escrita criativa., arte, música... Com poetas, artistas e escritores locais; e 
  • Levando ao conhecimento de todos a reflexões proporcionadas por meio da escrita.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Parque do Guará celebra legado de Ezequias Heringer

Nesta sexta-feira (5/4), o Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará II, foi o cenário de uma homenagem especial em comemoração ao 119º aniversário de Ezechias Heringer, pioneiro nos estudos sobre a flora do Distrito Federal e figura fundamental para a conservação ambiental da região. O evento, que contou com a presença da filha de Heringer, Quélvia Heringer, autoridades do governo e da comunidade local, foi marcado por diversas atividades significativas. Quélvia Heringer de Almeida, filha de Ezechias Heringer, enfatizou a importância de preservar a memória e os estudos desenvolvidos por seu pai: “É importante que as gerações presentes e futuras conheçam a história do meu pai em favor da proteção do bioma e dos estudos desenvolvido por ele. Por isso, é com muita alegria, que nossa família está aqui presente neste tributo.” Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente, que ficou conhecido, na década de 90, por ter sofrido um atentado ao defender esse parque ecológico da aç