Pular para o conteúdo principal

"BRUNO Z TOCA RAUL": LIVE SOLIDÁRIA EM PROL DO AGITADOR CULTURAL RICARDO RETZ


Nesta quinta-feira (8/4) às 19h pelo Instagram @brunozcaetano será realizada a Live beneficente 'BRUNO Z TOCA RAUL' em prol do tratamento do agitador cultural guaraense RICARDO RETZ que está lutando pela vida na UTI do Hospital de Santa Maria. 

O couvert solidário será revertido para ajudar a família arcar com o tratamento médico do produtor tão querido da cena underground do Distrito Federal. "Além de grande amigo, Retz é um incansável divulgador dos artistas e eventos independentes da nossa cidade. Ele sempre nos encoraja e já está fazendo muita falta. Queremos ele de volta logo e vamos demonstrar esse carinho fazendo uma corrente positiva e de boas vibrações. A homenagem será feita tocando e cantando o nosso eterno 'maluco beleza', já que o nosso guerreiro é um 'raulseixista' incondicional", afirma Bruno Z. 

Faça a doação de qualquer valor através do Pix (Chave Celular): 62 981905610 - Karen Carolina (BRB). Para assistir a Live na quinta-feira (8/4) às 19h, acesse o  Instagram.


RICARDO RETZ

Luíz Ricardo Botelho de Sousa nascido e criado em Brasília-DF, mais especificamente no Guará, nos anos 90 ao encontrar muitos discos nas lixeiras, teve a ideia de colecionar o material e resgatar a cultura. Foi assim, recolhendo peças descartadas pelas ruas, ou até mesmo batendo de porta em porta, que o acervo foi sendo montando. Aos poucos ele ficou conhecido e se aproximou da comunidade. 

Hoje, Ricardo tem um espaço na Casa da Cultura, próximo ao Núcleo de Esporte e Lazer, no Guará. O local foi cedido pela Administração Regional como uma forma de incentivar a cultura. No local, estão empilhados mais de 7 mil vinis, 2 mil fitas cassetes, 1.500 compactos, 500 VHS, figurinhas e recortes de publicações relacionadas à música, set list dos diversos shows que assistiu, ingressos, credenciais, cartazes, panfletos, além de vários tocadores. Quase tudo arrecadado nas ruas, ou doados por moradores.

Além de colecionar, Ricardo Retz é produtor e DJ desde os anos 90, movimentando o cenário da música através de encontros de colecionadores de discos de vinil, apresentação de bandas em vários locais e na produção de grandes bandas de Brasília.

Ricardo Retz é tão apaixonado pelo que faz que mesmo tendo sofrido um acidente há uns 10 anos que o deixou paraplégico, ele nunca deixou de fazer questão de sempre estar produzindo cultura em lugares que muitas vezem não tem nenhuma acessibilidade.

Alguns projetos se destacaram como o “Temos Nosso Próprio Tempo” que foi uma exposição de objetos e discos sobre a história do Rock de Brasília, e “Clube na Nossa Esquina”, que foi um projeto de circulação de música autoral nas esquinas de Brasília, que ambos foram patrocinados pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) e com grande repercussão.

Foi Organizador e produtor musical em 5 edições da Passeata Anual do Raul Seixas em Brasília (2015/2019), além de locutor e apresentador do Programa "Bandalheiras" na Rádio Web Zoom Music e DJ Piratas Disco Clube, bem como produtor do FICA 2019 (Feira de Incentivo da Cultura e Arte). 

QUEM É BRUNO Z

Cantor, compositor, intérprete e instrumentista. Como músico, fez parte da banda de Rock Alternativo, Dínamo Z, que atuou na cena autoral do Distrito Federal desde 2003. Como intérprete e instrumentista, também faz parte da banda Bruno Z e Os Ypsilones, onde realiza shows como, o Tributo a Belchior, releituras de Rock Nacional e MPB. Além destes projetos, também se apresenta em formato solo, com versões de Rock Nacional de todos os tempos, MPB, Rock e canções autorais. 

Atualmente está produzindo e divulgando um trabalho solo autoral, intitulado de “Baladas Artesanais com Cervejas Baratas”. Deste projeto já gravou nove singles disponíveis em todas as plataformas de música: ‘Continue’, ‘A Mesma Prece’, ‘Gana de Viver’, ‘Flores Mortas’, ‘Antes do Amanhecer’, Estrada Adentro”, e “Pra esquecer um grande amor”, Amor e Dinheiro e 1960. Sua nova música "Balada Artesanal" estreia nos próximos dias.

As principais influências de Bruno Z variam entre o folk de Bob Dylan e o rock dos anos 60, o Rock Nacional dos anos 80, o rock alternativo inglês dos anos 80 e 90, e a MPB do cantor e compositor Belchior. As letras  costumam abordar o cotidiano pessoal, o amor e desamor, diversões, fantasias e desilusões. Seja no contexto pessoal ou social, em alguns momentos, as músicas trazem poesias ácidas, e por vezes irônicas ou irreverentes.

Bruno Z, ou, Bruno Caetano, é formado em jornalismo e já foi produtor cultural em vários projetos e festivais independentes em prol de artistas locais do Distrito Federal. É  radialista comunitário e idealizador do festival beneficente Rockriança, do programa Maionese Alternativa com Gabriela Riot e do  programa BRockado: onde lançou a campanha que resultou na Lei 5.615/2015, que torna o Rock Brasiliense Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. 

Atualmente, devido a pandemia, também atua no ramo de artes, camisetas e afins na sua loja virtual Lokibraun 

Instagram pessoal: @brunozcaetano

Canal no YouTube: https://youtube.com/channel/UCxfyLybR-8d90_GeSzHZ4zQ 

Spotify: https://open.spotify.com/artist/4qz7zGySb69ardCWvtgl2m?si=zVVBaS4cTiC51Iwutkd5qw&utm_source=copy-link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Parque do Guará celebra legado de Ezequias Heringer

Nesta sexta-feira (5/4), o Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará II, foi o cenário de uma homenagem especial em comemoração ao 119º aniversário de Ezechias Heringer, pioneiro nos estudos sobre a flora do Distrito Federal e figura fundamental para a conservação ambiental da região. O evento, que contou com a presença da filha de Heringer, Quélvia Heringer, autoridades do governo e da comunidade local, foi marcado por diversas atividades significativas. Quélvia Heringer de Almeida, filha de Ezechias Heringer, enfatizou a importância de preservar a memória e os estudos desenvolvidos por seu pai: “É importante que as gerações presentes e futuras conheçam a história do meu pai em favor da proteção do bioma e dos estudos desenvolvido por ele. Por isso, é com muita alegria, que nossa família está aqui presente neste tributo.” Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente, que ficou conhecido, na década de 90, por ter sofrido um atentado ao defender esse parque ecológico da aç