Pular para o conteúdo principal

Os Candangos realiza solenidade de fundação no aniversário do Guará

 

Na próxima quarta-feira  (05), às 19h30, no Ceará Express, localizado na  QE 40, Lote 02, Loja 1A, no Polo de Modas, ao lado do Parque Denner, a Associação Recreativa, Cultural, Educacional, Ambiental e Esportiva “Os Candangos” realizará a solenidade presencial de sua fundação. Na oportunidade será aprovado o Estatuto e realizada a escolha e posse da diretoria. Além disso serão assinadas as atas para registro em cartório da entidade, fundada no dia 31 de março de 2021, em reunião virtual pelo Google Meet. 

A Associação Recreativa, Cultural, Educacional, Ambiental e Esportiva “Os Candangos” é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos que utilizará no desenvolvimento dos seus projetos culturais o nome de “Os Candangos”. 

A Associação tem por finalidades: elaborar e ou executar projetos de pesquisa e desenvolvimento relativos a aspectos social, político, econômico, racial, religioso, ambiental, educacional, cultural, humanitário, esportivo entre outros; apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, através das atividades de educação profissional, especial e ambiental; promover a cultura e a arte em todas as suas manifestações e a defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e natural; desenvolver a prática desportiva e de recreação, bem como atividades associado-educativas; instituir um espaço de reflexão e de busca de soluções sobre as minorias, a etnia,discriminação sob qualquer forma, a educação, a seguridade social, a cultura, a ciência e a tecnologia,a comunicação social, o ambiente, a família, a criança, o adolescente, o idoso, os índios, os negros, a independência financeira e qualquer outro tema previsto na Ordem Constitucional Brasileira; proporcionar a capacitação laborativa e empreendedora, preferencialmente, de excluídos ou de pessoas a eles equiparados, tais como os negros, os índios, as mulheres, os homossexuais, dos profissionais do sexo, crianças, adolescentes e idosos; promover a educação, mediante financiamento com recursos próprios ou de terceiros,incluindo ações de alfabetização de crianças, adolescentes, adultos e idosos; ações no ensino fundamental, básico, médio e superior, profissionalizante, tudo direcionado para a formação, a capacitação, a atualização e a qualificação empreendedora, especialmente para reduzir e, se possível, eliminar a dependência financeira dos indivíduos; entre outras.

O carro chefe de seus projetos será o  primeiro Bloco de Ritmo, de Batucada ou de Tambor Grande (blocos tradicionais ludovicenses) no Distrito Federal, que por meio de um repertório de músicas compostas por compositores maranhenses e regionais e com a utilização de figurinos que fazem referência ao meio ambiente, apresentando pelas ruas, praças e escolas públicas um pouco da cultura popular maranhense que será produzida no Guará. O grupo será integrado por jovens moradores da cidade em situação de risco social e por estudantes das escolas públicas. Na coordenação artistas e lideranças comunitárias da cidade. 

Os Candangos conta com o apoio da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (A.M.B.C), dos blocos Tradicionais Reis da Liberdade, Os Foliões e os Tremendões,  da Escola de Samba Império do Guará e do Boi de Seu Teodoro. Além do pedagogo e ritmista Carlos Luis Nascimento e do pesquisador e carnavalesco Luis Carlos Nascimento,ex-diretores dos Versáteis e fundadores do bloco Os Feras. O cantor, compositor e Mestre dos Blocos Tradicionais Jorge Faray e o escritor Irandir Marques Leite. 

De acordo com o produtor cultural, DJ, compositor e ritmista Henrique Machado, um dos idealizadores dos Candangos,  a cidade do Guará tem como vocação os eventos comunitários e nas áreas públicas, além de residir uma gama de artistas, bandas, produtores e Coletivos das mais variadas vertentes culturais, um grande Celeiro Cultural, se destacando como a "Cidade do Reggae" no Distrito Federal. Suas características são muito parecidas com a capital do Maranhão São Luís.  "Apaixonado que sou pelo ritmo e que estou afastado desde 2010, quando fui à São Luís para brincar nos Feras, resolvi pensar em uma brincadeira de cultura popular nascida e fomentada no Guará, com um viés sociocultural e ambiental, com um repertório que explore as questões ambientais e que pudesse integrar a comunidade, principalmente os que estão em situação de risco social, e comunidade escolar. Um caldeirão de ritmos populares brasileiros, tendo como base rítmica a batida binária dos blocos tradicionais que encaixa qualquer melodia e ritmo."  

Porque Os Candangos?

Candango é uma palavra de origem angolana, da língua Quimbundo (família lingüística Bantu) que significa “gente ruim” ou “pessoa desprezível”. Usada originalmente para designar traficantes de escravos portugueses, passou a ser sinônimo de trabalhadores braçais sem qualificação. 

Era exatamente esse o perfil de milhares de brasileiros de todo o país, principalmente do nordeste, que migraram nos fins dos anos 50 e início dos anos 60 para Brasília, Distrito Federal. Por isso, ganharam também o apelido de candangos, guerreiros que a custa de muito esforço, dedicação e trabalho duro ajudaram a construir a nova capital federal do Brasil. 

Desde então, ser candango passou a ser motivo de orgulho, sinônimo de trabalhador esforçado e diligente. Inspirou até um modelo de jeep da DKW-VEMAG de motor dois tempos e tração integral. Simples, forte e guerreiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Parque do Guará celebra legado de Ezequias Heringer

Nesta sexta-feira (5/4), o Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará II, foi o cenário de uma homenagem especial em comemoração ao 119º aniversário de Ezechias Heringer, pioneiro nos estudos sobre a flora do Distrito Federal e figura fundamental para a conservação ambiental da região. O evento, que contou com a presença da filha de Heringer, Quélvia Heringer, autoridades do governo e da comunidade local, foi marcado por diversas atividades significativas. Quélvia Heringer de Almeida, filha de Ezechias Heringer, enfatizou a importância de preservar a memória e os estudos desenvolvidos por seu pai: “É importante que as gerações presentes e futuras conheçam a história do meu pai em favor da proteção do bioma e dos estudos desenvolvido por ele. Por isso, é com muita alegria, que nossa família está aqui presente neste tributo.” Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente, que ficou conhecido, na década de 90, por ter sofrido um atentado ao defender esse parque ecológico da aç