O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará, nesta sexta-feira (7), uma ação integrada de acolhimento e assistência social voltada às pessoas em situação de rua no Guará. A iniciativa, que começa às 9h, abrangerá 12 pontos da região administrativa, com o objetivo de oferecer serviços públicos essenciais e promover a reintegração social dessa população.
Durante a ação, equipes do governo oferecerão atendimento em saúde, assistência social, educação e orientação sobre cuidados com animais domésticos, além de benefícios emergenciais, como o auxílio excepcional de R$ 600,00 para pessoas sem condições de arcar com aluguel. Também serão disponibilizadas vagas em abrigos, inscrições em programas de qualificação profissional — entre eles o RenovaDF — e cadastro em programas habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).
A iniciativa é coordenada pela Casa Civil, com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Justiça e Cidadania (Sejus) e Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
Após os atendimentos, a DF Legal fará o desmonte das estruturas improvisadas utilizadas como moradia e o transporte dos pertences das pessoas acolhidas para locais indicados pelos próprios ocupantes. Caso não haja definição imediata, os objetos serão encaminhados para o depósito da pasta no SIA Trecho 4, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo.
Durante toda a semana, equipes técnicas realizaram abordagens prévias para mapear o público atendido e identificar suas principais demandas.
Pontos de ação no Guará:
- QE 2 – estacionamento do cartório
- QE 20 – ao lado da estação do metrô
- QE 20 – atrás do Centro de Ensino Especial
- QE 40 – em frente ao 14, SH Bernardo Sayão
- QE 40 – ao lado do Corpo de Bombeiros
- QE 40 – Conjunto J
- QE 42/44 – atrás da Paróquia Santíssima Trindade, guarita do Parque Bosque dos Eucaliptos
- SGCV Sul 12/22 – canteiro central da Epia, em frente ao Casa Park
- Atrás do posto de gasolina, próximo ao restaurante Traíra
- Área pública em frente à QE 38
- QE 38 – antiga lagoa de oxidação
- SHJK QE 60
A ação no Guará integra um plano contínuo do GDF para garantir acolhimento humanizado e oportunidades de reinserção social às pessoas em situação de rua em todas as regiões do Distrito Federal


.png)