Academia IPÊ celebra 10 anos com Sessão Solene na Câmara Distrital


A Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ) celebra, em 2025, uma década de atuação unindo arte, ciência e cuidado. A comemoração dos 10 anos de fundação será marcada por uma Sessão Solene no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no dia 22 de outubro, às 9h, reunindo profissionais, escritores e artistas que transformam a enfermagem em expressão literária e cultural.

Idealizada pelos enfermeiros e pesquisadores Dr. Elioenai Dornelles Alves e Dra. Onã Silva, a Academia IPÊ foi fundada em 13 de julho de 2015, data que também homenageia o nascimento do Dr. Elioenai, Patrono da entidade. Desde então, a instituição se consolidou como uma referência internacional na valorização da produção literária, artística e científica dos profissionais de enfermagem.

Com sede em Brasília (DF) e atuação internacional, a Academia IPÊ é uma associação civil, literária, cultural, artística, educativa e científica, que tem como lema Ciência, Arte, Poesia, Cuidado — valores que representam a essência da instituição e sua missão de integrar o conhecimento técnico e o sensível. Sua simbologia inclui o traje acadêmico verde-esmeralda, a medalha e o brasão que identifica seus membros.

Os acadêmicos que compõem a instituição são profissionais de enfermagem que também são poetas e escritores, cada um ocupando uma Cadeira Acadêmica representada por um patrono ou patronesse, figuras notáveis da história da profissão. Essa configuração ressalta o compromisso da Academia com a preservação da memória e o reconhecimento das contribuições da enfermagem ao longo do tempo.

À frente da instituição está a presidente Onã Silva, a Poetisa do Cuidar, enfermeira-artista, escritora, poetisa, cordelista, atriz, artesã, compositora e pesquisadora. Mestre, doutora e pós-doutora, Onã é uma das principais vozes da interface entre enfermagem e literatura no Brasil. Cidadã Honorária de Brasília, é também empreendedora literária na Editora Cuidarte e autora de dezenas de obras em diferentes gêneros — entre elas, poesia, romance, literatura infantil e cordel.

A Sessão Solene comemorativa dos 10 anos da Academia IPÊ foi proposta pelo deputado distrital Jorge Vianna, que é Acadêmico da Cadeira 20 e reunirá representantes de academias literárias, grupos e coletivos culturais, além de promover homenagens e o lançamento do livro Enfermagem com Poesia, volume 4*, mais uma obra que reafirma a potência criativa e humana dos profissionais da área.

Mais do que uma celebração institucional, a data marca a consolidação de um movimento que une o saber técnico ao sensível, transformando o cuidado em poesia e a enfermagem em arte.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagem Anterior Próxima Postagem