Pular para o conteúdo principal

Grande São João do Guará um cordel encantado para embalar as noites da cidade

A magia da literatura de cordel nordestina inspira a primeira festa junina da cidade



A Confraria Guará, coordenada pelo produtor cultural e DJ Miguel Edgar, em parceria com a Creativity Event Produções e Marketing, promove, no próximo final de semana, a segunda edição de uma das mais animadas e maiores festas juninas da cidade, o Grande São João do Guará.

A festa ocorre de 7 a 9 de junho, a partir das 17hs, ao lado da 4ª Delegacia de Polícia, no Guará II, e esse ano faz uma homenagem aos livretos de cordel, manifestação cultural literária nordestina, patrimônio cultural brasileiro.

O Grande São João do Guará: “O Cordel Encantado” reproduzirá a atmosfera dessa que é uma das mais animadas festas populares do nordeste com uma bonita cenografia inspirada, principaslmente, nas xilogravuras que ilustram as capas dos Livros de Cordel, nas comidas típicas, nas quadrilhas e nos grupos brasilienses que trabalham toda a diversidade da cultura popular nordestina, e principalmente, muito forró para dançar a noite inteira.

Farão a festa as quadrilhas “Sabugo de Milho”, “Si Bobiar a Gente Pimba” e “Rasga o Fole”, os grupos Paraibola e Pé de Cerrado, Forrozão Bambolê e o Forró de Vitrola, o Mágico Tio André, palhaços, teatro de bonecos, parque de diversões, brinquedos infláveis e oficinas de xilogravura, com o xilografista Valdério Costa e Beto Thutu, professor de artes, para a criançada se divertir.

Segundo Miguel Edgar são muitas atrações inspiradas no tema e a Confraria Guará está trabalhando nesse evento a mais de um ano. “Esse será o evento mais lindo que já teve nessa cidade. Pensado para a família e com uma atenção especial para as crianças. A Confraria Guará tem um cuidado muito grande com a cultura e temos certeza que o evento será um sucesso. Nós gostamos de fazer cultura e a nossa missão é a preservação cultural. Aqui estamos para levar sempre a cultura para os guaraenses e para os candangos para que possam desfrutar um pouqinho de melhor na cultura brasileira”.

Para garantir a segurança das famílias que irão prestigiar o evento e ajudar com os custos da festa será cobrado o valor simbólico de R$ 5,00. Crianças de até 10 anos e idosos não pagam.

Literatura de Cordel


Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso,ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil.

O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes.

Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

Xilogravuras

Xilogravura ou xilografia é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de um instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Após este procedimento, usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura.


Atrações

Pé de Cerrado a grande atração



O grupo guaraense se reuniu, pela primeira vez em 1999, com a proposta de pesquisar a cultura brasileira. Na época, os primeiros integrantes, ainda recém-formados pela Escola de Teatro Dulcina de Moraes, fizeram a trilha sonora da peça “A pena e a lei”, de Ariano Suassuna, e mergulharam na diversidade sonora brasileira.O grupo Pé de Cerrado é formado pelos multi-instrumentistas Pablo Ravi, Bruno Ribeiro, Bruno Berê, Fernando Fernandes, Davi Abreu, Pedro Tupã e Clênio Guimarães.

Quadrilhas 

Sabugo de Milho


Fundada em janeiro de 2014 por jovens da comunidade da Paróquia Imaculada Conceição, em Taguatinga. O grupo folclórico e cultural é filiado à Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ DFE) e realiza trabalhos sociais e apresentações por todo o DF e Entorno

Si Bobiá a Gente Pimba



Fundada em 1992, em Samambaia, a quadrilha tem como objetivo a manutenção das tradições juninas e a inclusão social. É atualmente a tetra campeã do concurso oficial da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ DFE) e propaga o espírito junino, mantendo a tradição e oportunizando as diversas camadas da sociedade o espetáculo da dança típica de quadrilha junina

Rasga o Fole

al e Esportiva Rasga o Fole (ACERAF), foi criada em 2008 com a intenção de contribuir com o resgate e desenvolvimento das tradições folclóricas, culturais e literárias dos festejos juninos e julinos.



Trio Forrozão Bambolê





Forró de Vitrola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Parque do Guará celebra legado de Ezequias Heringer

Nesta sexta-feira (5/4), o Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará II, foi o cenário de uma homenagem especial em comemoração ao 119º aniversário de Ezechias Heringer, pioneiro nos estudos sobre a flora do Distrito Federal e figura fundamental para a conservação ambiental da região. O evento, que contou com a presença da filha de Heringer, Quélvia Heringer, autoridades do governo e da comunidade local, foi marcado por diversas atividades significativas. Quélvia Heringer de Almeida, filha de Ezechias Heringer, enfatizou a importância de preservar a memória e os estudos desenvolvidos por seu pai: “É importante que as gerações presentes e futuras conheçam a história do meu pai em favor da proteção do bioma e dos estudos desenvolvido por ele. Por isso, é com muita alegria, que nossa família está aqui presente neste tributo.” Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente, que ficou conhecido, na década de 90, por ter sofrido um atentado ao defender esse parque ecológico da aç