Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro 27, 2015

Celina Leão ouve apelo de sindicatos para manter mediação entre GDF e categorias

Presidentes de diversos sindicatos, a exemplo do Sindireta, SindSaúde, SindPen e SindMédico, foram recebidos pela deputada Celina Leão, presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), após movimentação de manifestantes, na manhã de hoje (27), nos arredores da CLDF. Os sindicalistas não concordaram com o cronograma de pagamento do reajuste dos servidores públicos apresentado pelo governo do DF. Por isso, buscaram apoio mais uma vez da CLDF. “Os presidentes de sindicatos têm buscado legitimamente uma contraposta, tendo a Câmara Legislativa como mediadora do acordo. Temos tentado uma negociação para que a população do DF tenha os serviços restabelecidos, porque o maior prejudicado, além dos próprios servidores que estão correndo o risco de corte de ponto, é a população que também fica sem o atendimento”, enfatizou a distrital, lembrando que a CLDF tem feito um esforço coletivo, no sentido de amparar e tentar achar uma contraproposta, um caminho de negociação”, analisou a deputada.

Cronograma de reajuste para outubro de 2016 não é aceitável, diz Chico Leite

O líder da bancada da Rede na Câmara Legislativa, deputado Chico Leite, cobra do governo soluções para o fim da greve dos servidores públicos. Como têm feito as entidades de representação dos servidores, tentamos até aqui a negociação, mas o GDF primeiro sinalizou uma data para o pagamento do reajuste — maio de 2016 — e agora vem propondo o reajuste para o final do próximo ano. “Já estamos no mês de outubro e até agora o GDF não cumpriu o prometido reajuste aos servidores. E ainda piorou a proposta de maio para outubro de 2016. Lamentavelmente, o que tem feito é tentar aumentar a arrecadação com aumento de impostos”, disse Chico Leite. Chico Leite reafirmou que está do lado dos trabalhadores e cobra que o governo apresente um cronograma viável que honre os compromissos. “O mais importante que o governo tem que fazer agora é honrar o compromisso com os trabalhadores e restaurar a normalidade dos serviços prestados à população”, afirmou o parlamentar.

Hemocentro precisa repor estoques que baixaram durante greve

O Hemocentro, que retomou as atividades em 22 de outubro, precisa de doações para repor estoques que diminuíram durante greve de servidores. Dos oito tipos sanguíneos, cinco estão abaixo do nível de segurança — são eles A-, B-, O-, AB- e O+. O Hemocentro funciona de segunda-feira a sábado, das 7 às 18 horas, na SMHN 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte. Mais informações pelo telefone 160, opção 2.

Outubro Rosa reúne associações dos direitos à saúde da mulher

Em comemoração e apoio ao movimento Outubro Rosa, a Câmara Legislativa realizou solenidade, nesta segunda-feira (26), em que participaram integrantes de associações dos direitos à saúde da mulher, pacientes em tratamento contra o câncer de mama e seus familiares, médicos, além de parlamentares ligados à causa. A autora da proposta e titular da Procuradoria da Mulher, deputada Telma Rufino (PPL), destacou a importância das políticas públicas para o enfrentamento ao câncer. "O diagnóstico precoce é a nossa principal ferramenta de cura", disse a chefe da mastologia do Hospital de Base, Danielle Cauvano Mendes. De acordo com a médica, 60% das mulheres que chegam ao serviço público já se encontram em estágio avançado da doença, quando é mais difícil o tratamento. "Nossa luta é diária, mas o mês rosa potencializa as ações", declarou, ao citar que em outubro foram realizados mais de quatrocentos exames de mamografia.

Erika Kokay e Jeam Wyllys entram com recurso para barrar Estatuto da Família

Os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Jean Wyllys (PSOL-RJ)  protocolaram recurso nesta segunda-feira, 26, para que o plenário da Câmara dos Deputados vote o Estatuto da Família. O projeto que define núcleo familiar como a união entre um homem e uma mulher foi aprovado na Comissão Especial no dia 24 de setembro em caráter terminativo, ou seja, seguiria direto para o Senado. O projeto é uma das prioridades da bancada evangélica, que nos bastidores torcia para a apresentação do recurso. Os deputados que apoiam o texto acreditam ter votos suficientes para aprovar a matéria e dizem que a votação no plenário amplifica o discurso do grupo. Os parlamentares evangélicos esperavam que o recurso fosse apresentado pelos oposicionistas antes do dia 21 de outubro, quando é celebrado o dia nacional de valorização da família. Agora, cabe ao presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aliado da bancada evangélica, pautar o tema no plenário. Fonte: Yahoo! Brasil 

Servidores do DFTrans iniciam greve nesta terça (27)

Sistema de Bilhetagem Automática poderá ser suspenso. Sem proposta positiva do GDF, os servidores do DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal) iniciarão greve nesta terça-feira (27). A decisão foi tomada em assembleia no último dia 19. Com a paralisação da categoria, serviços como o Sistema de Bilhetagem Automática (vale transporte no cartão) poderá ser suspenso. Os servidores do DFTrans reivindicam o fortalecimento do órgão, o pagamento da última parcela do reajuste salarial, que deveria ter sido depositada no contracheque do mês de setembro, entre outras reivindicações. A proposta do governo local é de pagar a parcela de reajuste só em outubro de 2016, sem retroativo.