Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro 6, 2015

Guilhermina e Candelário: TV Brasil lança em Brasília série infantil colombiana

Nova atração infantil da TV Brasil, a animação colombiana Guilhermina e Candelário será lançada no dia 9 de outubro, das 14h às 17h, no Cine Brasília, em Brasília (DF), onde cerca de 500 crianças do ensino fundamental público do Distrito Federal terão a oportunidade de assistir aos primeiros episódios. O evento será realizado em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério  das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, e com o Governo do Distrito Federal. O desenho animado seria apenas mais um dentre os muitos que agradam as crianças, se não fosse pelo fato de os irmãos Guilhermina e Candelário comporem uma família negra, muito parecida com milhões de famílias brasileiras que, apesar de serem maioria da população, não se veem representadas nos meios de comunicação. Será, portanto, o primeiro do gênero, com a maioria dos personagens negros, a ser exibido na TV aberta brasileira. “A criança precisa de referenciais que fo

Celina Leão comemora simplificação do processo para micro e pequenos empresários

O Distrito Federal dá o ponta-pé inicial no processo de desburocratização de abertura de empresas no DF por meio do sistema online. A garantia deste novo procedimento ocorreu nesta terça-feira (6), em cerimônia no Palácio do Buriti, onde o governador Rodrigo Rollemberg sancionou a Lei de Simplificação de Atividades Econômicas do Distrito Federal e Implantação do Sistema de Registro e Licenciamento de Empresas. “Acho que é um momento que finda uma espera, uma expectativa de regularização e de desburocratização para os novos empreendedores. Esta é uma pauta que eu venho insistindo nela há  algum tempo”, relembrou Celina. A deputada também enfatizou o trabalho dos deputados distritais para levar o projeto à votação e paralelamente à aprovação. “Conseguimos aprovar o projeto em tempo recorde, o que é um ganho para a cidade. Isso demonstra que a Câmara Legislativa do DF é independente, mas que tudo que for bom para o DF, a Câmara vai votar com agilidade para atender as expectativas e d

GDF adia divulgação de resultado de eleição para conselhos tutelares

Previsão era que lista fosse publicada nesta quinta-feira. Secretaria diz que detectou 'inconsistências' e vai apurar problemas. A Secretaria de Criança do Distrito Federal informou na tarde desta terça-feira (6) que, por conta de "inconsistências" detectadas no processo de escolha dos conselheiros tutelares, adiou a divulgação do resultado final dos eleitos. A previsão era de que os nomes escolhidos fossem publicados nesta terça. A secretaria não informou quais foram os problemas encontradas. Segundo a pasta, que não divulgou a data para informar o resultado da eleição, o edital permite que o resultado seja publicado até 23 de outubro. A Comissão Especial do Processo de Escolha se reunirá com a equipe técnica da Fundação Getúlio Vargas e o Ministério Público para "responder os questionamentos" e divulgar o resultado final dentro do prazo.

Viação e Transportes aprova recibo detalhado de carro apreendido

Relator acrescentou a possibilidade assinatura do condutor e o registro de imagens A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que torna obrigatório um recibo detalhado de apreensão de veículos pelos órgãos de trânsito. Conforme o texto, esse recibo deverá ser assinado pelo condutor ou por uma testemunha e deverá conter todos os detalhes do veículo, como seu estado de conservação, os equipamentos obrigatórios e acessórios instalados, com registro de imagens. A medida está prevista no Projeto de Lei 799/15, do deputado Alberto Fraga (DEM-DF) e recebeu parecer favorável do relator na comissão, deputado Major Olimpio (PDT-SP).

Rádios e TVs comunitárias pedem mais verbas do governo

Sem fins lucrativos e proibidas pela legislação de fazer propagandas comerciais, as rádios e televisões comunitárias sofrem com a falta de verbas. Em audiência nesta terça-feira (6), na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), representantes dessas emissoras reivindicaram a criação de fontes de financiamento que garantam sua sobrevivência. Sem uma forma de sustento, cerca de 4 mil rádios comunitárias em funcionamento no país correm o risco de fechar as portas. Hoje, as prestadoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária sobrevivem por meio do pagamento do chamado apoio cultural, que é restrito aos estabelecimentos situados na área da comunidade atendida. As emissoras podem apenas veicular mensagens institucionais da entidade apoiadora, sem qualquer menção a produtos ou serviços. Entre as ideias para garantir maior entrada de recursos, está a liberação da publicidade do comércio local.

Ato político apresenta deputados da Rede na Câmara Legislativa do DF

A Rede Sustentabilidade-DF promove nesta quarta-feira, 7 de outubro, um ato político para apresentação oficial dos seus três deputados distritais, que passam a representar o partido na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Além disso, os presentes também poderão debater o tema sustentabilidade e democracia na ação política. A ex-senadora Marina Silva já confirmou presença no evento e participará da roda de discussão. O evento acontece a partir das 19h, no auditório da Câmara Legislativa do DF. Na ocasião, o partido realiza uma solenidade para receber os deputados Chico Leite, Claudio Abrantes e Luzia de Paula. O ato é aberto ao público e os interessados podem comparecer ao local para prestigiar as atividades.

Distritais discutem tratamento dado aos autistas

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza audiência pública nesta quarta-feira (7), a partir das 10h, para debater o tratamento dado aos autistas nas redes públicas de saúde e de educação. A iniciativa é do deputado Robério Negreiros (PMDB), que convidou especialistas e representantes de entidades que tratam do assunto para o debate, que acontecerá no plenário da Câmara. A audiência é aberta ao público e colherá opiniões e relatos sobre as dificuldades enfrentadas pelos autistas. Com isso, a Câmara Legislativa terá material para propor mudanças nas políticas públicas vigentes e trabalhar em uma legislação mais inclusiva.

Câmara Legislativa comemora o Dia da Juventude do Brasil

O Dia da Juventude do Brasil, 22 de setembro, será comemorado na noite desta terça-feira (6) pela Câmara Legislativa, com sessão solene a se realizar a partir das 19h, no plenário da Casa, por   iniciativa da deputada Celina Leão (PDT). Na oportunidade, será prestada homenagem à Associação dos Jovens Empresários do Distrito Federal (AJE-DF). "Essa solenidade busca lembrar a importância e a responsabilidade que todos nós temos com a juventude brasileira" comenta a parlamentar. Celina enfatiza que a sessão solene objetiva também reconhecer o trabalho da AJE-DF, a qual reúne jovens empresários representantes de todos os setores da economia do Distrito Federal – indústria, comércio, turismo e serviços. "São empreendedores de todos os portes, desde microempresários até sucessores de grandes grupos econômicos" afirma a deputada.

Sessão do Congresso é remarcada para a manhã de quarta-feira

Sem quórum para votação por parte dos deputados, a sessão do Congresso Nacional foi encerrada nesta terça-feira (6). Uma nova sessão foi convocada para as 11h30 de quarta-feira (7). Na pauta, continuam os vetos polêmicos sobre os quais os parlamentares ainda não fecharam acordo. O mais importante deles é o veto (VET 26) que rejeita integralmente a proposta de aumento de até 78,56% para os servidores do Poder Judiciário. A justificativa do governo é de que a medida geraria impacto financeiro contrário aos esforços necessários para o equilíbrio fiscal — a estimativa é de que o reajuste custaria aos cofres públicos R$ 36,2 bilhões até 2019. Também sem acordo está o veto (VET 29) à correção do reajuste dos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) às regras aplicadas ao salário mínimo, levando em conta a soma da inflação e a média do crescimento da economia. Os cálculos do governo são de que manter essa correção dos benefícios aumentaria

Reguffe apresenta projeto para aprimorar o processo legislativo

Em pronunciamento o senador Reguffe (PDT-DF) anunciou a apresentação de projeto que atribui ao parlamentar a prerrogativa de requerer a inclusão automática de proposta de sua autoria na ordem do dia. Assim, o parlamentar terá apenas que avisar com antecedência de 60 dias qual o projeto a ser votado, abrindo um prazo para que seus colegas possam examinar a matéria e votá-la com conhecimento de causa. Ainda segundo a proposta, cada senador passa a ter pelo menos um projeto de sua autoria votado por ano em Plenário.

Rollemberg sanciona lei que reduz de 120 para 10 dias abertura de empresa

Abertura poderá ser feita pela internet; sistema deve funcionar em um mês. O governador Rodrigo Rollemberg sancionou nesta terça-feira (6) o projeto lei que permite a abertura de empresas pela internet, por meio da emissão de licenças online. Com isso, o tempo para uma nova entidade entrar em funcionamento passa de 120 para até dez dias. A previsão é de que o sistema esteja disponível em um mês. O DF é a primeira unidade da federação a implantar o projeto. A iniciativa, que ocorre em parceria com a Secretaria de Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, extingue a necessidade de vistorias múltiplas para empreendimentos considerados de "baixo risco". Segundo o governo, as regras atuais exigem cerca de 30 carimbos e laudos diferentes para negócios simples como padarias, salões de beleza e lojas de roupas.

Cristovam: escola sem participação dos pais não instrui

Um projeto aprovado na Comissão de Educação do Senado prevê punição para o pai ou responsável que não comprovar o comparecimento em, pelo menos, quatro reuniões por ano na escola do filho (PLS 189/2012). Outro projeto aprovado na Comissão de Direitos Humanos obriga o empregador a abonar um dia de falta a cada seis meses para o pai participar de reuniões escolares de filhos ou enteados (PLS 620/2011). Autor da primeira proposta, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) conversou com pais de alunos em uma escola pública de Brasília.

Sem cartucho, postos do DFTrans deixam de imprimir cartão estudantil

Problema ocorre desde 21 de setembro; no Gama situação foi normalizada. DFTrans calcula emitir 400 novos benefícios de Passe Livre diariamente. Falta de cartucho nas impressoras do DFTrans tem impedido que estudantes consigam o cartão do Passe Livre Estudantil. De acordo com o órgão, o problema começou no dia 21 de setembro e afeta as agências da Galeria dos Estados, Taguatinga e Sobradinho. A expectativa é que, com uma licitação para compra de novos itens – que custam entre R$ 250 e R$ 400 – e uma parceria com o Metrô, a situação seja resolvida até este sábado (10). O Passe Livre Estudantil é oferecido para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, inclusive alunos de cursos profissionalizantes. O DFTrans estima que há atualmente 220 mil beneficiados e que em média são impressos 400 cartões por dia.

Metrô dá cortes gratuitos de cabelo para celebrar Outubro Rosa no DF

O Metrô promove ao longo do mês sessões de cortes gratuitos de cabelo para promover a doação e confecção de perucas para mulheres com câncer de mama no Distrito Federal. A iniciativa ocorre em parceria com o Hélio Cabeleireiros. Alunos do centro de formação estarão na Estação Central nos dias 19, 20, 26 e 27, entre 17h e 19h. Homens e mulheres podem doar. A única regra é que o pedaço do cabelo tenha extensão mínima de 20 centímetros de comprimento. Cabelos pintados ou com qualquer outro tipo de química também podem ser doados. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e de entidades.

Governo inicia processo de reforma do estádio no Guará para receber atletas das Olimpíadas

Novacap executará a obra e espera lançar a licitação ainda em outubro O Estádio Antônio Otoni Filho, mais conhecido como Cave (Centro Administrativo Vivencial e Esporte), deve passar por reformas para receber, no Guará (DF), atletas que participarão dos Jogos Olímpicos Rio 2016. De acordo com o GDF (Governo do Distrito Federal), uma parceria da Secretaria do Esporte e Lazer de Brasília e da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) com o Ministério do Esporte levantou recursos para a obra. O custo de R$ 8,7 milhões é compartilhado entre o órgão federal (R$ 6,16 milhões) e o governo local (R$ 2.54 milhões).

Bancários iniciam greve geral em Brasília e Entorno

Indignados com a proposta da Fenaban (federação dos banqueiros) de apenas 5,5% de reajuste e abono de R$ 2.500, os bancários de bancos públicos e privados de Brasília e dos municípios do Entorno do DF lotaram, na noite desta segunda-feira (5), a assembleia geral da categoria na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, para ratificar a decisão de cruzar os braços por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (6). Na quarta (30), a categoria já havia aprovado o indicativo de greve, cumprindo prazo legal de 72 horas ao menos de antecedência para deflagração da paralisação geral. A assembleia foi realizada de forma conjunta pelos Sindicatos dos bancários de Brasília (Seeb) e dos trabalhadores do ramo financeiro da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Entorno do DF (Sintraf-Ride). “A proposta dos banqueiros é indecente. É o setor que mais lucra no país, com ou sem crise. Lucrou R$ 36,3 bilhões somente no primeiro semestre deste ano, 27,3% mais do que no ano passado. A