Pular para o conteúdo principal

Rollemberg sanciona lei que reduz de 120 para 10 dias abertura de empresa

Abertura poderá ser feita pela internet; sistema deve funcionar em um mês.


O governador Rodrigo Rollemberg sancionou nesta terça-feira (6) o projeto lei que permite a abertura de empresas pela internet, por meio da emissão de licenças online. Com isso, o tempo para uma nova entidade entrar em funcionamento passa de 120 para até dez dias. A previsão é de que o sistema esteja disponível em um mês.

O DF é a primeira unidade da federação a implantar o projeto. A iniciativa, que ocorre em parceria com a Secretaria de Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, extingue a necessidade de vistorias múltiplas para empreendimentos considerados de "baixo risco". Segundo o governo, as regras atuais exigem cerca de 30 carimbos e laudos diferentes para negócios simples como padarias, salões de beleza e lojas de roupas.

O decreto prevê ainda que licitações de até R$ 80 mil sejam restritas à participação de micro e pequenas empresas. Além disso, a condição também serve de critério de desempate nos certames.

A proposta acaba ainda com a exigência de regularização fundiária para licenciar o empreendimento. Isso significa que comerciantes e empresários de regiões como Vicente Pires, São Sebastião, Paranoá, Por do Sol e Sol Nascente poderão obter o registro formal. Hoje, não existe nenhuma loja dentro da lei nestas regiões, por falta de escritura.
A nova lei também extingue a necessidade de identificar uma sede para a empresa. Isso significa que pessoas que trabalham em casa, ambulantes, vendedores porta a porta e outras categorias autônomas poderão tirar a licença.

Durante o evento, Rollemberg citou campanha lançada junto ao Sebrae para incentivar e fortalecer os pequenos negócios. "Queremos estimular o empresário a comprar do pequeno, o governo a comprar do pequeno."

A presidente Dilma Rousseff disse considerar que a proposta dá à luz milhões de empresas. "Em várias regiões desse país não há a legalidade fundiária porque houve o processo de ocupação, que é irregular, que vai exigir todo um nível de procedimentos para que isso ocorra", afirma. "Mas não é possível, por exemplo, nas favelas [...], que você exija a comprovação da titularidade do imóvel para regularizar a empresa."

Ela também declarou ser importante estimular as microempresas. "Quando você compra do pequeno, você auxilia o pequeno. O pequeno vai ter o seu negócio, os seus empregados, os seus funcionários. Vai criar renda, vai criar dignidade."

Tudo pela web - O processo ocorre todo por meio de um sistema virtual desenvolvido pelo Serpro sob orientação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. No formulário virtual, o empresário terá a missão de classificar o próprio comercial entre baixo, médio e alto risco, de acordo com o uso de instrumentos como caldeiras ou fornos à lenha, produtos químicos nocivos, aparelhos de solda ou outros itens com "potencial de lesividade" a trabalhadores, clientes, meio ambiente e ao próprio empreendimento.

Se o estabelecimento tiver risco baixo ou médio pelos critérios a serem definidos pelo GDF, a licença sai em até cinco dias. A vistoria que era prévia passa a ser feita depois do registro. Se a fiscalização identificar alguma mentira nos formulários, a licença é cassada e o empresário é processado por falsidade ideológica.

O GDF diz que o resultado também será positivo para quem gerencia negócios considerados de alto risco. A vistoria ainda é necessária, mas a solicitação será feita pela internet e a fila, bem menor que a atual. No dia 25 de setembro, as administrações regionais tinham 600 pedidos na espera, mas o número é considerado "subestimado" – muitos empresários sequer dão início ao protocolo porque estão em áreas sem escritura.

'Soldado' de Dilma - Durante seu discurso, Rollemberg se declarou um "soldado" da presidente Dilma Rousseff  nos esforços para "superar desafios e construir uma cidade e um Brasil melhor para todos". O PSB, partido do governador, rompeu com o governo federal no ano passado quando Eduardo Campos decidiu concorrer ao Executivo nacional.

Rollemberg também disse que não é o momento de pensar em uma pauta "do governo federal, mas uma pauta do Brasil". "[Precisamos avaliar] O que nós precisamos aprovar no Congresso Nacional para que possamos prosperar, desenvolver, para que Brasil possa resgatar sua capacidade de desenvolver", declarou. "De nossa parte a senhora terá um soldado no sentido de construir essas condições para que a gente possa superar os desafios e construir uma cidade e um Brasil melhor para todos."

Rollemberg citou as dificuldades econômicas pelas quais vêm passando o DF e o restante do país. "Não estamos no momento de perguntar o que Brasília e o que o Brasil podem fazer por nós. Esse é o momento de perguntar o que nós podemos fazer pelo Brasil. Todos aqui têm uma qualidade de vida muito superior do que teriam em qualquer lugar no Brasil. Está no momento de retribuir."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Parque do Guará celebra legado de Ezequias Heringer

Nesta sexta-feira (5/4), o Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará II, foi o cenário de uma homenagem especial em comemoração ao 119º aniversário de Ezechias Heringer, pioneiro nos estudos sobre a flora do Distrito Federal e figura fundamental para a conservação ambiental da região. O evento, que contou com a presença da filha de Heringer, Quélvia Heringer, autoridades do governo e da comunidade local, foi marcado por diversas atividades significativas. Quélvia Heringer de Almeida, filha de Ezechias Heringer, enfatizou a importância de preservar a memória e os estudos desenvolvidos por seu pai: “É importante que as gerações presentes e futuras conheçam a história do meu pai em favor da proteção do bioma e dos estudos desenvolvido por ele. Por isso, é com muita alegria, que nossa família está aqui presente neste tributo.” Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente, que ficou conhecido, na década de 90, por ter sofrido um atentado ao defender esse parque ecológico da aç