Pular para o conteúdo principal

Casa da Cultura do Guará sem limpeza em plena Pandemia

 Trabalhando  em um ambiente insalubre colaboradores se vêem obrigados a fazer faxina do local

Apesar de estar fechada ao público há vários meses por conta da Pandemia do Covid 19, com o retorno ao trabalho presencial dos funcionários do Governo do Distrito Federal, a Casa da Cultura transformou-se em um ambiente insalubre para o trabalho dos seus servidores. 

Há vários meses que a Casa não recebe uma faxina porque não existem colaboradores da limpeza a disposição para essa finalidade. O local abriga a Biblioteca Pública da cidade e o acervo ali localizado é um grande criadouro dos mais diversos tipos de fungos e bactérias que colocam a saúde dos servidores em perigo.

Desde o início da Pandemia a Administração alega não oferecer a limpeza do prédio por falta de contrato.  Os Colaboradores estão sendo obrigados a trabalhar em um ambiente imundo e a lidar com o descaso da administração local com a situação. 

Nesta terça-feira (25) o Conselho de Cultura do Guará flagrou o gerente de Cultura realizando a limpeza do prédio com o objetivo de amenizar o desconforto de trabalhar em um ambiente sujo e correndo o risco de proliferação de Covid ou outras doenças a que nos expõe um ambiente sem limpeza. 

De acordo com o gerente de Cultura, Julimar dos Santos, que exerce no local sua atividade laboral, a área responsável na Administração do Guará já estaria tomando as providências necessárias, mas que demandaria ainda algum tempo, e estava impossível trabalhar naquele ambiente insalubre.  "Foi preciso fazer essa faxina para que tenhamos a mínima condição de trabalho, afinal são vidas em risco de contaminação em tempos de pandemia."

Segundo o presidente do Conselho Regional de Cultura,  Lucas Rafael, é  lamentável que o executivo local, no caso, a Administradora Regional do Guará, não se atente aos Protocolos de Combate ao  Covid 19 e defesa da vida. "O estado tem o dever legal de cuidar do seus próprios e da saúde de funcionários e usuários dos bens públicos, a Administração do Guará dos últimos 6 anos é simplesmente uma vergonha, e demonstra exatamente a preocupação que tem sobre os guaraenses, absolutamente nenhuma. A preocupação é sempre com o Bolso e a ascenção de um grupo politico totalmente desconectado com a cidade", ressaltou.

Para a Conselheira Nilva Sousa é inconcebível que administração de uma cidade deixe um local sem limpeza alegando não ter contratos. "Desde quando isso é álibi  para colocar vidas em risco em tempo de pandemia? Há alguma falha na gestão que não conseguem identificar"

Já o Conselheiro Henrique Machado afirmou que mais uma vez a cultura guaraense vem sendo vitima do descaso desse grupo politico religioso que está dando as cartas nos rumos da cidade e promovem mais um ataque a cultura guaraense. "Como se não bastasse não enviar nenhum recurso para a área, esvaziar as funções do gerente de Cultura e a pouco tempo queria tomar a Casa da Cultura para entregar para a Secretaria da Juventude, outro feudo do parlamentar, agora deixam a Casa da cultura sem colaboradores na limpeza."



Comentários

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Guará sediará 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Região de Saúde Centro-Sul

No próximo dia 23 de maio de 2024, a Região de Saúde Centro-Sul se tornará palco de discussões vitais para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CDGTES) . Este evento, que precede a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) , surge como uma oportunidade ímpar para a participação social e o debate em prol da garantia dos direitos, da vida e da democracia. A 2ª CDGTES é mais do que uma simples reunião de especialistas e gestores de saúde. É um fórum aberto a todos os segmentos da sociedade, cujo objetivo principal é discutir os rumos do trabalho no pós-pandemia, colocando em destaque a busca por um trabalho digno e equitativo. Além disso, a conferência visa refletir sobre a gestão participativa do trabalho no Distrito Federal e em todo o Brasil, bem como debater a importância da educação para o desenvolvimento do trabalho na produção em saúde. Ao longo d

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do