Pular para o conteúdo principal

Liga das Escolas de Samba Tradicionais de Brasília: "resistir para existir"

Com o lema resisitir para existir as escolas de samba Acadêmicos da Asa Norte, Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) e Império do Guará preocupadas com o futuro do Carnaval de Brasília e empenhadas em construir um novo modelo que viabilize a retomada dos desfiles diante da grave crise financeira e sanitária por que passa o Distrito Federal, fundaram na última terca-feira de carnaval, 16 de fevereiro de 2021, na sede da Aruc, no Cruzeiro, a Liga das Escolas de Samba Tradicionais de Brasília (Liestra). 

Além da Acadêmicos da Asa Norte, Aruc e Império do Guará integrarão a Lietra as co-irmãs Bola Preta de Sobradinho, Capela Imperial de Taguatinga, Candangos do Bandeirantes, Águia Imperial de Ceilândia e a Mocidade Independente do Gama, totalizando assim 08 (oito) escolas de samba com mais de 30 anos de existência e que lideram o ranking do Carnaval de Brasília, com  base no desempenho nos desfiles oficiais realizados. 

As mais antigas entidades carnavalescas de Brasília, que juntas detêm 39 títulos de campeã do Carnaval no Grupo Especial, e 31 vice-campeonatos, nos 49 desfiles oficiais realizados, decidiram criar a nova Liga, a exemplo de dez das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, que em 1984 criaram a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), após saírem da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (AESCRJ) e juntas formarem aquela que é a maior entidade de organização de desfiles de escola de samba do mundo,. 

Acadêmicos da Asa Norte, ARUC e Império do Guará, que encabeçam a fundação da Liestra, consideram que a retomada gradual e segura dos desfiles, no atual cenário de dificuldades, agravado pela pandemia, deve ser coerente com a situação das escolas de samba de Brasília, que passam por grandes dificuldades financeira, estrutural e de desmobilização de suas comunidades, causada pela não realização dos desfiles nos últimos sete anos. Nesse cenário, defendem um desfile com redução no número de agremiações, com as oito já citadas de modo a oferecer um formato viável e econômico, e que permita ao Poder Público desempenhar sua obrigação constitucional de fomentar a cultura sem causar maiores impactos no orçamento.

A nova Liga entende que a União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo do Distrito Federal (Uniesbe) caminha numa posição inversa, propondo desfiles com um número de entidades que não condiz com a realidade atual do Carnaval de Brasília, a exemplo de 2020 quando as escolas de samba tiveram suas expectativas frustradas em voltar a desfilar devido a um projeto não aprovado em Edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), levando-nos assim a as escolas a buscar seu próprio caminho.

"Seguiremos em caminhos diferentes por acreditamos que nosso compromisso é com o futuro. As Escolas de Samba da Distrito Federal não podem apenas contemplar o seu presente sem tentar mudá-lo, cair e não levantar. Manter os laços com as comunidades e compromisso com as nossas história não permite transferi-los a terceiros.  O futuro do Carnaval de Brasília começa a ser reescrito com a fundaçao da Liestra", ressaltou Hélio Tremendani.

Para o presidente da Aruc, Rafael, Fernandes a fundação da Liestra na terça-feira de carnaval, dia em que em tese estariam desfilando na passarela, foi um passo importante para o futuro das escolas de samba de Brasília. "Depois de 7 anos sem desfile a gente precisava realmente de um choque de gestão. Aí chamamos as escolas mais tradicionais, as mais antigas da cidade para formar uma nova Liga com um novo pensamento e retomar as negociações com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Nosso objetivo é voltar a desfilar como acontece desde o início da cidade e vamos juntos agora com esse novo ideal."

Segundo o presidente da Acadêmicos da Asa Norte, Jansen Melo, a condição para assumir a presidencia da Escola seria de modificar a Liga, já que nem no Rio de Janeiro tem uma entidade com 21 Escolas, inviabilizando assim o carnaval de Brasília. "A fundação da Liestra é motivo de muita alegria, estamos realizando o sonho de todos nós que gostamos de carnaval. Tem Escola de Samba aqui em Brasília que são pequenas, não tem condições de sobreviver, e essa Liga, com no máximo dez Escolas, é que vai dar vida ao Carnaval de Brasília. Não queremos acabar com nenhuma Escola estamos lutando para que não acabem com as nossas".

Já o presidente da Império do Guará, Edvaldo Lucas, acredita que com a fundação da Liestra o carnaval de Brasília voltará a ter a força que tinha antes, e conseguirão o tão esperado retorno do desfile de passarela, fazendo com que as grandes Escolas, e até mesmo as pequenas voltem a ter o amor pelo Carnaval. "Estamos muito largados tanto pela atual entidade representativa, quanto pelo governo do Distrito Federal. Precisamos de mudança e a mudança é agora. Nosso caminho é esse e que todos sejam felizes".   






Comentários

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Guará sediará 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Região de Saúde Centro-Sul

No próximo dia 23 de maio de 2024, a Região de Saúde Centro-Sul se tornará palco de discussões vitais para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CDGTES) . Este evento, que precede a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) , surge como uma oportunidade ímpar para a participação social e o debate em prol da garantia dos direitos, da vida e da democracia. A 2ª CDGTES é mais do que uma simples reunião de especialistas e gestores de saúde. É um fórum aberto a todos os segmentos da sociedade, cujo objetivo principal é discutir os rumos do trabalho no pós-pandemia, colocando em destaque a busca por um trabalho digno e equitativo. Além disso, a conferência visa refletir sobre a gestão participativa do trabalho no Distrito Federal e em todo o Brasil, bem como debater a importância da educação para o desenvolvimento do trabalho na produção em saúde. Ao longo d

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do