Pular para o conteúdo principal

É Tempo de Plantar no Bosque dos Eucaliptos

"Ninguém cuida daquilo que não se ama. Não se ama aquilo que não se  cuida. É pela experiência de plantar e cuidar de muda de árvore que você manifesta o seu amor incondicional pela Mãe Terra"

O plantio de árvores é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais já causados pelo homem na natureza. O retorno desta atividade é sentido rapidamente e o investimento é muito pequeno. As árvores reduzem a velocidade dos ventos, a poluição sonora e visual, além de fornecer abrigo e alimentar a fauna.

Domingo, 4 de dezembro, para quem gosta de mexer com a terra e plantar, a sugestão é participar do plantio de mudas no Bosque dos Eucaliptos, um dos três parques do Guará – os outros são o Ezechias Heringer e o Denner (no Polo de Moda). Em mais uma ação do Comitê Guará do Movimento Regenativo Tempo de Plantar, que reúne voluntários que se mobilizam todos os anos para ajudar no reflorestamento de uma área urbana ou rural, serão plantadas cerca de 150 mudas de árvores do cerrado no parque entre as QEs 38, 42 e 44 do Guará II. Essa será a quarta ação de plantio no Bosque dos Eucaliptos, promovido pelo movimento, que já plantou cerca de 4 mil mudas de árvores do cerrado em quatro anos no parque. 

De acordo com Simone Vaz, coordenadora do Guará Tempo de Plantar, a ação deste ano será voltado também para a manutenção do que já foi plantado. “Vamos fazer um consórcio de espécies arbustiva utilizadas como adubação verde , como o Feijão Andu, Feijão de Porco, Mucana Preta, e utilizaremos as plantas de espécies primárias, as mais recomendadas para esse tipo de manutenção, porque garantem uma espécie de forração do terreno para a sustentação das mudas de árvores de porte maior”, explica.

Simone calcula entre 30% e 40% a perda das cerca de 350 mudas plantadas no ano passado no parque. As causas, segundo ela, foram a falta de manutenção, a seca e o serviço de poda da grama realizada pelas equipes da Administração Regional, que, por falta de conhecimento técnico, não sabem diferençar o mato a ser cortado do que deveria ser preservado. “Das mudas de buriti que foram plantadas no ano passado, apenas uma foi salva, mesmo com a umidade do solo nas proximidades das nascentes dentro do parque”, afirma Simone. 

Além da falta de manutenção e do cuidado na poda do mato, ela reclama também do aumento da área ocupada por uma empresa que usa parte do parque para armazenar areia e guardar máquinas de grande porte usadas em terraplenagem.

A organização solicita para quem for participar do mutirão de plantio que prefira roupas leves e compridas, sapatos fechados, e levem capas de chuva, bonés e sacolas plásticas. Levem, também, suas ferramentas de jardinagem: pás, enxadas e baldes, para pegar água e molhar as mudas. E não esquecer da contribuição para o lanche coletivo.

O plantio será animado pela contação de história infanti, por Niedja Gennari, aula de dança com o professor Petrônio do Pegada Black e pelo set list do DJ Henrique Lion. Durante o evento teremos, ainda, troca e exposição de sementes e mostra das obras do artista plástico Julimar dos Santos e dos cartazes incentivando a preservação ambiental confeccionados pelos escoteiros do Grupo João XXlll . 

O plantio tem o apoio da Administração do Guará, do 1 Regimento de Cavalaria de Guarda, do Instituto Reciclando o Futuro, do Lions Clube Guará, do Lions Latino América, do Lions Clube Buriti, do Lions Clube Gama, do Brasília Metropolitano, do Lions Clube Brasília Três Poderes, do Lions Clube JK, do Grupo Escoteiro João XXIII, da Casa da Amizade, do Rotariy, da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas do Distrito Federal (AEAS-DF), do HackaCity Guará, do Instituto Mães e Filhas, do Nosso Sabor, do Chuiquinho Sorvetes, da Feira do Guará, da Lion Sound, do Recicle Arte, do CH4 Bio, do Jornal do Guará, do blog da Zuleika, da Rádio Guará, do programa É Papo Firme com Luciano Lima, do Folha do Guará e da Guará News.

Tampas de garrafas Pet foram comercializadas para ajudar nas despesas

O Grupo de Escoteiro João XXIII e o Comitê Guará do Tempo de Mudar realizaram o recolhimento de tampinhas de garrafas pet nas casas de voluntários e nos Eco Pontos. Foram arrecadados 80 Kg de tampas de Pet que foram vendidas na Capital Reciclagem, situada na Santa Luzia, na Cidade Estrutural, rendendo ao projeto o valor de R$ 56,00 (cinqenta e seis reais).

PROGRAMAÇÃO

8h - Abertura com Nyedja Contação de História do Tempo de Plantar.

9h - Abertura com as Seed Balls novo método de plantio. (Escoteiros) 

9h15 - Plantio das mudas do Cerrado e frutíferas.

10h30 - Aula de Dança com o professor Petronio da Pegada Black

11h - DJ Henrique Lion  

11h30 - Exposição de artes plasticas e de sementes do Cerrado.

12h - Foto de Drone!!


Por Alcir Alves de Souza (Jornal do Guará) com edição de Henrique Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Parque do Guará celebra legado de Ezequias Heringer

Nesta sexta-feira (5/4), o Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará II, foi o cenário de uma homenagem especial em comemoração ao 119º aniversário de Ezechias Heringer, pioneiro nos estudos sobre a flora do Distrito Federal e figura fundamental para a conservação ambiental da região. O evento, que contou com a presença da filha de Heringer, Quélvia Heringer, autoridades do governo e da comunidade local, foi marcado por diversas atividades significativas. Quélvia Heringer de Almeida, filha de Ezechias Heringer, enfatizou a importância de preservar a memória e os estudos desenvolvidos por seu pai: “É importante que as gerações presentes e futuras conheçam a história do meu pai em favor da proteção do bioma e dos estudos desenvolvido por ele. Por isso, é com muita alegria, que nossa família está aqui presente neste tributo.” Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente, que ficou conhecido, na década de 90, por ter sofrido um atentado ao defender esse parque ecológico da aç