Pular para o conteúdo principal

Conselho Regional de Cultura: candidata Izabel Morais (Bell Morais)

Nasceu em Brasília-DF em 1974, e seus pais se mudaram para o Guará-DF em 1975 e desde então ela é moradora da cidade. Sua mãe, Izabel Alves, foi professora de escola pública do Guará, e seu pai, Carlos Coutinho, foi técnico de telecomunicações da Embratel, e tiveram cinco filhos. Bell Morais sempre teve a arte, a educação e as tecnologias presentes em sua vida, pois sua família por parte de mãe é mineira de Presidente Olegário-MG com muitos artistas e professores, e seu pai carioca de Oswaldo Cruz-RJ também têm muitos cantores e músicos na família.  

Nos anos 80/90 participou dos diversos lazeres do Guará, no Truck’s, shows de rock de Brasília na 109 Sul, Concha Acústica, SESC 913, Gran Circular, entre outros e das Festas Juninas, principalmente da QI 10, QI 12 e da QI 14. 

Bell foi estudante das escolas CED 04, CED 08 e GG, e também dos Colégios JK da QE 20 e do Projeção. É Formada em Pedagogia com habilitação em gestão escolar pela UNICESP do Guará. Além de duas pós-graduações (docência na Educação Superior e Tecnologias na Aprendizagem/Ead). Possui diversas certificações.

Ano passado concluiu dois cursos importantes: Ideação e Planejamento de Projetos Culturais, com Carol Peres, pelo Instituto Janelas da Arte no Espaço Cultural Renato Russo; e de Profissão Arte - Oficina de Produção Cultural, com Dayse Hansa, pelo Espaço Cultural Mapati.

Em 2003 começou a cantar nos bares da cidade, em parceria com o artista Betto Tutu, principalmente no Onda Vídeo Bar, da QE 26 do Guará 2. Os saudosos proprietários Celso e Carmita sempre oportunizaram aos artistas da cidade, iniciantes e veteranos, espaço para apresentações musicais e artes em geral. 

Desde então Bell Morais se apresentou por meio da música MPB e autoral em bares e em eventos do saudoso Café Quintal, do próprio bolso na casa do Produtor Cultural do Guará Mario Pazcheco, Espaço Urbanos, Clube da Bossa Nova, Lazer das Antigas, Bazar das meninas, do Coletivo Mulherau, no qual faz parte desde 2014.

Também foi professora de informática no Colégio Candanguinho/CECAN (1997 a 2008), Pesquisadora de Inclusão Digital no CDT/UnB (2009 a 2010), Consultora Internacional de Tecnologias Educacionais UNESCO e OEI na CAPES/MEC (2010 a 2012), Analista de Desenvolvimento Industrial na Gerencia Executiva de Educação e Cultura na CNI/SESI Departamento Nacional (2012 a 2021), Consultora Internacional de EaD e Tecnologias Educacionais UNESCO na SETEC/MEC (2022), Facilitadora de Aprendizagem no Centro Lemann Sobral-CE (2022 e 2003), e desde 2022 é MEI.

Em 2020, em virtude da pandemia, descobriu e aprendeu o ofício do bordado e se registrou como artesã, e desde então participou de diversas feiras e eventos no Guará e no DF.

Companheira do professor de Artes Visuais do CED 01do Guará e músico Betto Tutu desde 2005, e mãe de Angell de 16 anos, acredita no potencial individual de cada pessoa e no poder da coletividade e democracia, pois como educadora confia na transformação que a educação propicia ao individuo.

Atualmente está concorrendo a uma vaga no Conselho de Cultura no Guará (2024-2027) e as principais pautas são: Realização de eventos que contemplem a economia criativa, circular e solidária; protagonismo das mulheres nas cenas artísticas e culturais; fortalecimento da cultura do Rock; utilização dos pontos de cultura; mapeamento e divulgação dos artistas e artesãos do Guará; capacitações e qualificações para os profissionais de cultura e arte e comunidade em geral; formações de produtores e agentes culturais; apoio nas atividades artísticas e culturais para a comunidade infantil, jovem, adulta e da melhor idade; oportunidade de grandes festivais acontecendo no Guará e proposta de políticas públicas que beneficiem a comunidade do Guará.

Comentários

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do "Folha do Guará". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Não serão publicados comentários anônimos, favor identificar-se antes da mensagem com Nome+(cidade+UF).

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas Urbanas: Park5, O Poltergeist Guaraense?

Apesar de ser uma cidade nova, com apenas 54 anos, o Guará também cultiva suas lendas urbanas. Entre elas, destaca-se o relato de aparições de sombras e vultos, audição de vozes, batimento de portas e choros, principalmente de crianças. Além disso, também há registros de luzes que acendem e apagam do nada, fenômenos que ocorrem no edifício PARK5, localizado no Guará I. Esse moderno empreendimento situa-se na QE 05, a 700 metros da Feira do Guará, com vista para um belo parque ecológico e ao lado de uma pista de caminhada. Essas histórias de aparições, vozes e fenômenos inexplicáveis contribuem para a atmosfera de mistério que envolve o edifício. A origem dessas histórias remonta ao passado do terreno onde o prédio foi construído. Antes de abrigar o edifício, o lote foi ocupado por uma clínica estética, onde alegadamente duas mulheres perderam a vida durante procedimentos. Mais tarde, o terreno abrigou uma funerária que descartava resíduos humanos no parque próximo ao prédio. Esses even

Ginásio Público do Ex-Colégio Maxsuell agora é "Arena Guará"

Com a falência do Colégio Maxsuell O ginásio, recém batizado de Arena Guará, erigido em área pública, depois de um grande embróglio, envolvendo o Tribunal de Contas do Distito Federal, que já havia determinado a devolução da área, foi retomado pela Administração Regional, em 2020, todo deteriorado para abrigar o esporte guaraense.   O Ginásio do Cave, principal equipamento esportivo da cidade, amplamente utilizado pela população e pela comunidade estudantil para atividades esportivas e de lazer, foi destruido, no final de novembro de 2019, por conta de uma árvore que caiu em seu telhado. Desde então o esporte guaraense ficou órfão de um local para a realização de treinos, jogos, competições e de atividades de lazer, como gincanas escolares.  O prédio tinha acabado de passar por uma reforma, inciativa da gerência de Esporte e de Lazer da Administração, em parceria com alguns representantes do setor produtivo do Guará, onde foi realizada a retirada de todo alambrado, que limitava a quadr

Ministério Family's Church: Compartilhando Valores, Restaurando Vidas1

A família, um elo vital na sociedade, é uma peça fundamental nos planos de Deus, sendo comparada a um sonho inicial. Inspirada por esse princípio, o Ministério Family's Church emerge como um farol de fé, cujas raízes transcendentais e compromisso com os ensinamentos divinos atravessam gerações. Fundado em 4 de agosto de 2020, o Ministério Family's Church possui uma visão clara: a restauração de vidas por meio do discipulado e da pregação do evangelho. O propósito é guiar gerações curadas a transformar vidas por intermédio do poder de Cristo. O Ministério Family's Church é uma comunidade profética e apostólica, firme nas Escrituras, testemunhando Cristo, incentivando a conexão espiritual e proclamando o Evangelho. A celebração de seu terceiro aniversário, ocorrida no último sábado (12/08), testemunhou o compromisso contínuo do Ministério Family's Church com a comunidade local. Por meio de uma ação social, diversos serviços essenciais foram disponibilizados gratuitamente

Banda Cultura Racional anima as ruas do Guará

A Banda União Racional é uma importante representante da cultura brasileira, levando sua música e mensagem de paz para diversas partes do mundo e contribuindo para a promoção da Cultura Racional do Terceiro Milênio Neste domingo, 21 de abril, a Banda Cultura Racional comemorou os 64 anos de Brasília e os 31 anos da Cultura Racional em Brasília levando música e alegria para as ruas do Guará I. Com um repertório que inclui clássicos marciais e músicas da cultura popular brasileira. O objetivo do desfile foi transmitir uma mensagem de paz, amor e fraternidade e divulgar o livro Universo em Desencanto . Participaram desse desfile regentes, músicos e porta-bandeiras de Brasília , Goiânia e Uberlândia.   Segundo Getúlio de Souza, da delegação de Goiânia , o desenvolvimento da cultura brasileira é uma das finalidades desse trabalho. “Ele fortalece a cultura, uma parte da cultura, já ela é muito extensa e diversificada.  Estamos fortalecendo a cultura do desenvolvimento da priorização do

Parque do Guará celebra legado de Ezequias Heringer

Nesta sexta-feira (5/4), o Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará II, foi o cenário de uma homenagem especial em comemoração ao 119º aniversário de Ezechias Heringer, pioneiro nos estudos sobre a flora do Distrito Federal e figura fundamental para a conservação ambiental da região. O evento, que contou com a presença da filha de Heringer, Quélvia Heringer, autoridades do governo e da comunidade local, foi marcado por diversas atividades significativas. Quélvia Heringer de Almeida, filha de Ezechias Heringer, enfatizou a importância de preservar a memória e os estudos desenvolvidos por seu pai: “É importante que as gerações presentes e futuras conheçam a história do meu pai em favor da proteção do bioma e dos estudos desenvolvido por ele. Por isso, é com muita alegria, que nossa família está aqui presente neste tributo.” Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente, que ficou conhecido, na década de 90, por ter sofrido um atentado ao defender esse parque ecológico da aç